Inicial
 • Quem Somos
  Histórico
  Nossos Produtos
  A Empresa
  Nossos Clientes
  Contato


Você está aqui:

inicial >>Nossos produtos >> Sistema Inteligente de Informações


Sistema Inteligente de Informações (SII)


O QUE É SII?

É um sistema capaz de:

  • Coletar, permanentemente, informações sobre as atividades e evolução dos concorrentes;
  • Classificar e validar estas informações;
  • Restituir estas informações em tempo real a pessoas credenciadas.

CONCEITOS

  • A informação representa vantagem concorrencial decisiva.
  • Ter pessoas bem informadas sobre os concorrentes, em seu quadro de colaboradores, não significa automaticamente que a empresa seja bem informada sobre eles. Somente a informação compartilhada (ou seja, coletiva) representa efetivamente uma vantagem concorrencial.
  • A informação precisa ser organizada para ser útil. A tecnologia moderna de tratamento de informações representa um avanço importante nesta área.
  • A inovação depende fundamentalmente de informações. v Tornar a informação eficiente e eficaz exige, muitas vezes, mudanças culturais nas Organizações.
  • A montagem de um Sistema de Informações Inteligentes é difícil e as Organizações não tem o menor interesse em divulgá-lo. Na maioria das vezes negam mesmo a existência dele. Por natureza, tais Sistemas são "secretos".
  • A obtenção de "Informações Inteligentes" não se faz mediante recursos ilegais e ilícitos. Mas exigem astúcias e treinamento específico.
  • O SII é totalmente diferente dos sistemas de "Documentação" e de "Comunicação".


POR QUE INTELIGENTE?

A classificação das informações entre "normais" e "inteligentes" é usada para distinguir aquelas que são estratégicas. Uma informação estratégica é "inteligente". Ela permite que a Direção de uma Organização seja capaz de agir de forma preventiva frente a um concorrente. O termo "inteligente" teve origem nos serviços especializados montados pelos governantes para acompanharem movimentos de caráter militar, político e social.

CARACTERÍSTICAS DAS INFORMAÇÕES INTELIGENTES:

Na maioria das vezes as "Informações Inteligentes" são constituídas por rumores e boatos, o que as fazem "indigestas" ou desconfortáveis para muitas pessoas. A informação quando se torna pública perde seu valor estratégico. A grande dificuldade é selecionar os rumores e boatos "prováveis" e ou verossímeis.

OS ATORES DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE INFORMAÇÕES:

  • O "Gerente do Sistema", capaz de animá-lo, e torná-lo útil pelo uso no momento adequado (restituição).
  • O "Comitê de Validação", capaz de classificar a probabilidade dos "rumores".
  • Uma rede de "agentes", que podem ser os colaboradores da Organização, desde que bem formados e treinados, neste caso incluindo representantes comerciais e credenciados.

A NOSSA ATUAÇÃO:

A SIEG é capaz de conceber, organizar e colocar em funcionamento um "Sistema Inteligente de Informações" para qualquer empresa ou Organização, independentemente de seu tamanho e complexidade.

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA CRIAÇÂO E IMPLANTAÇÃO:

1) Estudo preliminar da cultura organizacional em matéria de informações, dos recursos de Informática disponíveis e escolha dos atores do SII. Eventual constituição de um grupo de coordenação da implantação.
2) Estabelecer as bases do Banco de Dados (arquitetura do Sistema) - entradas e saídas.
3) Construir esta base.
4) Preencher a base.
5) Colocá-la em disponibilidade.
6) Formar e treinar os atores, especialmente os Agentes.


"Uma informação estratégica é "inteligente". Ela permite que a Direção de uma Organização seja capaz de agir de forma preventiva frente a um concorrente."



© 2008 SIEG - Sociedade Internacional para Excelência Gerencial.

 

SOBE