Inicial
 • Quem Somos
  Histórico
  Nossos Produtos
  A Empresa
  Nossos Clientes
  Contato


Você está aqui:

Inicial >>Nossos produtos >> Sabedoria Profunda em Gerenciamento


Sabedoria Profunda em Gerenciamento (SPG)


1) OBJETIVO:

Formar gerentes / supervisores para o exercício da liderança eficaz (e prática) de pessoas, enfatizando que a busca de resultados é fundamental para a organização. Não tem nenhum propósito de promover "auto-ajuda" ou fazer o tratamento dos temas com formas emocionais.

2) TEMAS:

Aqueles que o Dr. Edward Deming chama de "SABEDORIA PROFUNDA" em gerenciamento.

2.1) Visão Sistêmica - entender sobre sistemas; quais as vantagens competitivas em dominar os elementos básicos dos sistemas; a natureza como modelo das organizações, inclusive as empresariais; os arquétipos sistêmicos como fonte de tomada de decisões. Entender como a sabedoria popular (através de provérbios) ensina sobre sistemas.

2.2) Variabilidade - saber tratar o erro - o erro como fonte de melhoria; a importância do Controle Estatístico de Processos sobre a análise dos problemas, diferenciando as causas sistêmicas e especiais (o que os gerentes precisam saber a respeito). Saber como evitar perda de tempo na análise de problemas (diferenciando problemas simples dos complexos).

2.3) Aprender a Aprender - entender sobre modelos mentais e processos de aprendizado; saber como organizar seu próprio aprendizado. Compreender por que pessoas são altamente criativas e empreendedoras fora do ambiente do trabalho e neste são acomodadas.

2.4) Saber tratar de gente - saber porque há tantas dificuldades no relacionamento entre pessoas dentro das organizações, inclusive no lar; ter informações sobre a nova ciência denominada "Human Dynamics" ver ( www.sieg.com.br ), que mostra um novo contexto para compreender pessoas e realizar o potencial humano das organizações (inclusive empresariais). Incluído uma análise global sobre Motivação (Intrínseca e Extrínseca) e sobre Liderança e os processos para desenvolvê-la.

3) METODOLOGIA:

É usada a metodologia desenvolvida pela SIEG, denominada "Conferências - Diálogo - Seriadas". Os temas são tratados a partir do "Diálogo" entre os participantes. Casos reais e ou fictícios e filmes promovem o diálogo. Há um mínimo de palestras ou aulas expositivas. As intervenções do Coordenador são basicamente para fixar conceitos e orientar o diálogo. Obs: para mais informações consultar o site www.sieg.com.br

4) DURAÇÃO:

40 horas, distribuídas em 4 sessões de 10 horas cada.

5) NÚMERO DE PARTICIPANTES:

O número mínimo de 30 participantes, destinado a garantir a aplicabilidade da metodologia do "Diálogo".

6) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

Nenhum pré-requisito é exigido. Todavia os participantes devem se comprometer em estar presente em todas as sessões, no horário integral de cada uma delas.

7) PARA ENTENDER A METODOLOGIA:

"Conferência" = Conferir o que cada participante sabe sobre gerenciamento; "Diálogo" = metodologia (David Bohm) que privilegia o "escutar" sobre o "falar"; "Seriada" = por serem os temas tratados em série, mas não numa ordem pré-determinada.

8) QUEM FOI EDWARD DEMING:

(1900 - 1993) convidado em 1945 pelo General MacArthur, para ajudar o empresariado japonês no após guerra, foi consultor oficial de todos os organismos patronais japoneses até 1980. Seu nome é usado para intitular o maior premio de qualidade e desempenho empresarial no Japão desde 1960 (JUSE), tendo sido agraciado pelo Imperador com a maior medalha honorifica daquele país. Doutor "Honoris Causa" por diversas Universidades americanas e inglesas, sendo unanimemente considerado como o "pai" das ciências / disciplinas agrupadas sob o nome de "Qualidade Total". Para maiores informações consulte: www.deming.org - site do "The W. Edwards Deming Institute".


É um curso que aborda os três fundamentos de gerenciamento: Pessoas, Organizações, Natureza "

 

"A metodologia do 'Diálogo' é usada como elemento básico."



© 2014 SIEG - Sociedade Internacional para Excelência Gerencial.

 

SOBE