Inicial
 • Quem Somos
  Histórico
  Nossos Produtos
  A Empresa
  Nossos Clientes
  Contato


Você está aqui:

inicial >>Nossos produtos >> Conferências - Diálogos Seriadas


Conferências-Diálogos Seriadas (CDS)

CDS


O QUE É CDS ?

Um processo e metodologia inovadores para aprender a pensar sem subterfúgios os problemas complexos nas organizações empresariais e saber como enfrentá-los.

Os conhecimentos da Psicologia já ensinam que o "Faz de Conta" é um mecanismo inconsciente de defesa contra o mal estar causado por problemas ou questões emocionais, o "Caso Crítico". É aquele acontecimento que deixa os protagonistas particularmente aborrecidos, magoados, traumatizados. É um fato que provoca reações fortes. É o caso que não se esquece...

Tentar esquecer o "Caso Critico", fazer de conta de ele não existiu, é a auto defesa do ser humano quando se sente impotente para resolver uma questão subjetiva. São freqüentes as situações de Faz de Conta nas organizações:

  • "Fulano fala uma coisa e faz outra"
  • "Vamos fazer um grupo de trabalho para estudar o assunto";
  • "Aquele programa era tão bom, mas o pessoal não entendeu e desistiu";
  • "Vamos deixar o assunto em suspenso, para tentar entender o que se passou";
  • "Vamos fazer uma comunicação escrita para explicar o que o presidente quis dizer";
  • "Não vamos esquentar a cabeça; sempre vai haver descontentes…"

A SIEG, baseada nos estudos do Professor Chris Argirys, do MIT, criou um processo para tratar os "Casos Críticos" e evitar o Faz de Conta. Através da análise dos mesmos, torna-se consciente as práticas e premissas vigentes na organização, para depois, refletindo coletivamente sobre elas, e definir quais as novas premissas desejáveis.
Tudo se faz à luz das Teorias do Conhecimento, da Visão Sistêmica e dos Elementos de Psicologia. O processo termina no estabelecimento de planos de ação para a prática das novas premissas.

POR QUE CONFERÊNCIAS-DIÁLOGOS SERIADAS?
(Do Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)

"CONFERÊNCIA" - "conversação entre duas ou mais pessoas sobre negócios de interesse comum".

"DIÁLOGO" - "fala entre duas ou mais pessoas; conversação, colóquio; troca ou discussão de idéias, de opiniões, de conceitos, com vista à solução de problemas, ao entendimento ou à harmonia; comunicação".

"SERIADA" - "que se faz e realiza em série (sucessão determinada e limitada de objetos homogêneos, que formam um conjunto; seqüência ininterrupta)".


CONTEÚDO E METODOLOGIA

A partir de "Casos Críticos, apresentados e escolhidos pelos participantes, estabelece-se o diálogo de Aprendizado Coletivo". .

A METODOLOGIA:

Trabalho feito coletivamente, com todo o grupo de participantes utilizando o processo seguinte, na busca de resposta para "casos críticos" semelhantes:

Relato de um "Caso Crítico":
  Análise das Práticas Atuais:
 
Implantar   Premissas praticadas
Plano de Ação   Reflexão
Práticas desejadas   Premissas desejadas


MÓDULOS E DURAÇÃO:

MÓDULO: É um conjunto de sessões previstas para o trabalho em grupo, é calculado de modo que se estabelece a criatividade e a produtividade, no processo de aprendizado coletivo.

DURAÇÃO: Cada módulo é composto de oito sessões semanais de 5 horas.

" Um processo e metodologia inovadores para aprender a pensar sem subterfúgios os problemas complexos nas organizações empresariais e saber como enfrentá-los."



" Um processo um processo para tratar os "Casos Críticos" e evitar o Faz de Conta ..."


© 2014 SIEG - Sociedade Internacional para Excelência Gerencial.

 

SOBE