Inicial
 • Quem Somos
  Histórico
  Nossos Produtos
  A Empresa
  Nossos Clientes
  Contato


Você está aqui:

inicial >>Nossos produtos >> Gerenciamento por Projetos


Gerenciamento por Projetos (GProj.)

GProj


UMA BREVE INTRODUÇÃO?

A palavra "projeto" tem origem latina: "projectu", que quer dizer "lançado para diante". Significa uma Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro, plano, intento, desígnio; ou ainda um empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. Chamamos "gerenciamento por projetos" a atividade específica, que permite estruturar, de forma metódica e progressiva, a realização de uma intenção futura, fruto de uma decisão estratégica. O gerenciamento de projetos tem uma imagem muito desgastada em todos os setores de atividade. Governos, empresas, o povo em geral, referem-se sempre a projetos que "atrasam", "custam mais caro do que o previsto" e "o resultado não foi o que foi pedido". A maioria das pessoas, mesmo aqueles que trabalham no gerenciamento de projetos, pensam que estes desconfortos são inevitáveis. Estudos realizados na Europa mostraram que isto não é verdade. As causas destes inconvenientes são perfeitamente detectáveis e corrigíveis. Tais causas envolvem novo conceito, novo ambiente e nova metodologia.

O NOVO CONCEITO

O novo conceito: Projeto é uma forma de fazer crescer uma entidade, desde a pessoa, individualmente, até uma empresa. Portanto tem uma importância estratégica. Sendo diferente da rotina, a organização para realizar projetos é necessariamente distinta da rotina (mesmo para uma "empresa que vive de projetos")


O NOVO AMBIENTE

O novo ambiente: pelo fato de ser fundamental para Organização, um projeto precisa ser tratado com seriedade, rigor e disciplina. Não basta o "discurso"; é preciso sinalizar a crença. O Gerenciamento por Projetos exige uma estrutura organizacional apropriada, chamada de NÃO PERMANENTE", que se caracteriza por:

a) ter processos gerenciais especiais (diferentes da "Rotina");
b)
ter recursos com dimensões variáveis com o tempo;
c)
não ser hierarquizado;
d) colocar a competência como o fator mais importante;
e)
estar sujeita a regras econômicas e financeiras especiais;
f) trabalhar com unidade de tempo diversa daquela normalmente utilizada na "Rotina".

Esta estrutura "Não Permanente" deve conviver harmoniosamente com a "Estrutura Permanente", clássica.

UMA NOVA METODOLOGIA:

Resume-se a três pontos: "Chefe de Projeto", "Proprietário da Obra" e "Caderno de Encargos". Aparentemente simples e trivial, esta nova metodologia envolve pontos pouco conhecidos e pouco praticados pelas Organizações.

A NOSSA ATUAÇÃO:

A SIEG é capaz de preparar uma "Estrutura Não Permanente" para gerenciar atividades por projeto. Neste trabalho estão incluídos cursos de formação e treinamento para "Chefes de Projeto" e "Proprietários da Obra", assim como o conhecimento e o uso de ferramentas para elaboração dos "Cadernos de Encargos". Também podemos fazer auditorias nos processos de gerenciamento de projetos e assessorar as Organizações na condução de projetos.

 

"Projeto é uma forma de fazer crescer uma entidade, desde a pessoa, individualmente, até uma empresa. Portanto tem uma importância estratégica. "


"O Gerenciamento por Projetos exige uma estrutura organizacional apropriada, chamada de NÃO PERMANENTE. A SIEG é capaz de preparar uma "Estrutura Não Permanente" para gerenciar atividades por projeto. "



"Aparentemente simples e trivial, esta nova metodologia envolve pontos pouco conhecidos e pouco praticados pelas Organizações."



© 2008 SIEG - Sociedade Internacional para Excelência Gerencial.

 

SOBE