• Inicial
 • Quem Somos
 • Histórico
 • Nossos Produtos
 • A Empresa
 • Nossos Clientes
 • Contato


Você está aqui:

inicial >> Nosso Histórico


- Sócios Fundadores -  - Gerenciamento de Organizações -  - SIEG: Processos Gerenciais -
EXPERIÊNCIA APRENDIZAGEM EXCELÊNCIA


Nossa História


Os Sócios Fundadores


Os sócios fundadores exerceram funções executivas na RHODIA S.A. e na matriz da empresa na França (Rhône Poulenc)., durante mais de 30 anos, tendo atuado em diversas áreas da empresa: Produção, P&D, Recursos Humanos, Manutenção, Projetos de Engenharia, Suporte Técnico, etc.

Entre 1973 e 1980 participaram da concepção e implantação de novos sistemas de organização do trabalho na Unidade da RHODIA em São José dos Campos, baseados nas idéias de "enriquecimento do trabalho". Os grupos auto gerenciados ("Grupos Semi-Autônomos"), daquela unidade fabril, marcaram época no Brasil, pois se constituíram num caso real de aplicação da nova forma de organização do trabalho.

A Experiência da Qualidade Total

Desde 1980, os Sócios fundadores da SIEG dedicaram-se especialmente ao conhecimento dos processos de gerenciamento, visando a busca da Excelência, uma forma mais ampla da chamada "Qualidade Total". Foram idealizadores de vários programas e processos de melhoria da qualidade e de desenvolvimento gerencial. Participaram ativamente da concepção e desenvolvimento do PRHOEX - Processo Rhodia de Performance de Excelência, a partir de 1986. Baseado na trilogia: "novos conhecimentos (Conceitos), "novas formas de trabalhar" (Metodologias) e "nova cultura" (Ambiente), o PRHOEX permitiu à RHODIA um novo estágio de desenvolvimento gerencial, e que fizeram a empresa obter resultados expressivos em todos os campos.

A Visão de Gerenciamento de Organizações

A busca dos "novos conhecimentos", no final da década de 80, propiciou aos Sócios fundadores da SIEG, contatos pessoais com vários pensadores e formadores de uma nova visão do gerenciamento de organizações: Edward Deming, Peter Senge, Edgar Schain, Scott Sink e Michael Porter. Estes professores e autores de renome ajudaram os profissionais da RHODIA, e de modo particular, atuais sócios da SIEG a formar uma bagagem cultural importante. Tais conhecimentos não ficaram porém em teoria. Todos foram vivenciados e praticados pelos Sócios fundadores da SIEG, seja na RHODIA, seja nas empresas com as quais tiveram a oportunidade de trabalhar. É, todavia importante ressaltar o papel desempenhado pelo Doutor Deming no trabalho hoje desenvolvido pela SIEG. É dele a chamada "Sabedoria Profunda" do Gerente, que consiste em conhecer e praticar os "Quatro Conceitos Básicos de Gerenciamento": "Visão Sistêmica", "Variabilidade e Erro", "Tratar de Gente" e "Aprender a Aprender". Tais conceitos são desenvolvidos num dos produtos SIEG: "Fundamentos de Gerenciamento".

Numa fase posterior, coube aos Sócios da SIEG, introduzirem no Brasil os conhecimentos e a prática do "Diálogo", tal como desenvolvido pelo Professor David Bohn, especialmente a partir de 1989. Esta extraordinária ferramenta de tratar os problemas, de aprender, é usada nas CDS´s, mencionada no parágrafo anterior. "

O conceito "Tratar de Gente" foi enriquecido profundamente com os novos conhecimentos descobertos por Sandra Seagal: a "Human Dynamics". A SIEG foi a empresa " que trouxe estes conhecimentos ao público brasileiro, tendo seus Sócios traduzido o livro de Sandra Seagal para o português. A SIEG vem desde 1997 organizando Seminários de Formação específicos para introduzir estes novos conhecimentos junto a empresas e profissionais interessados. A SIEG promove e anima diversas "Comunidades de Prática" de Human Dynamics em todo o Brasil.

A SIEG

A criação da SIEG, em 1994, foi uma nova etapa da vida profissional dos seus Sócios; foi quando eles se afastaram da RHODIA, por limite de idade. Eles decidiram colocar à disposição de outras empresas, os conhecimentos e a pratica adquirida na RHODIA e na fase posterior, exercendo a função de "Consultores de Processos Gerenciais".

 

© 2014 SIEG - Sociedade Internacional para Excelência Gerencial.

SOBE